Universidade do Porto lança projeto para aumentar competências digitais de idosos

A Universidade do Porto (UP) vai lançar o ICTskills4All, um projeto que visa “aumentar as competências digitais da população idosa”, diminuindo “o isolamento e a segregação”.

“Estamos perante uma alteração muito significativa a nível social e tecnológico e, de facto, cerca de 35% desta população idosa, tanto em Portugal como no resto da Europa, não tem qualquer competência digital”, explicou à Lusa o coordenador europeu do projeto, Elísio Costa.
O projeto, desenvolvido no âmbito do Porto4Ageing e financiado pelo programa Eramus+, vai decorrer em mais quatro países europeus (Polónia, Lituânia, Reino Unido e Bélgica) e acolher 160 idosos com mais de 55 anos, e 40 destes são portugueses.

A iniciativa, designada ICTskills4All: Empowering old adults citizens for a digital world e com a duração de dois anos, vai assim “pilotar duas componentes”: cursos presenciais dirigidos à população que não tem competências digitais e uma plataforma online com cursos que remetem para situações particulares do dia-a-dia dirigidos à população com algumas competências.

Notícia do Público

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Contacte-nos
close slider

    Scroll to Top