FAQ - Perguntas Frequentes
Aproveite as nossas FAQ para tirar as suas principais dúvidas com as perguntas e respostas abaixo:
Residências
Toda e qualquer pessoa, independentemente de ser ou não Associado Montepio poderá usufruir dos serviços/produtos da Residências Montepio. No entanto, existem vantagens e benefícios para os associados Montepio.
Depende dos Serviços em causa. Para mais informações contacte a Linha de Apoio ao Cliente, através do 211 452 080 (Preço de chamada para a rede fixa nacional), das 9:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30
Para efetuar a sua inscrição, clique aqui.
Não existe joia de entrada. A única condição é o pagamento de uma caução equivalente a uma ou duas mensalidades, devolvidas no momento da saída da Residência, independentemente do motivo que espoletou a saída.
Sim, os descontos a efetuar para os Associados do Montepio (Associação Mutualista) são distintos face à situação de Clientes da CEMG.
Segurança, conforto, acompanhamento de médicos e enfermeiros, 24 horas por dia, sete dias por semana, são apenas alguns dos aspetos que tornam as Residências Montepio um local de eleição para viver.
SERVIÇOS INCLUÍDOS
- Casa de banho privativa
- Cama articulada com protetores laterais
- Sistema de luz individual na cabeceira da cama
- Televisão com ecrã plasma
- Acesso à Internet
- Aquecimento central
- Ar condicionado
- Iluminação e sinalização noturna
- Sistema de emergência e alarme
- Área de esplanada e jardim
- Refeições
- Cuidados pessoais
- Serviços médicos diários
- Serviços permanentes de Enfermagem
- Serviço de lavandaria
- Animação sociocultural
- Ginástica e manutenção
- Sala de cinema
- Biblioteca
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
(NÃO INCLUÍDOS NA MENSALIDADE)
- Medicamentos e produtos higiénicos especiais
- Cabeleireiro
- Podologista
- Dentista
- Serviço telefónico
- Serviço de Fisioterapia
- Serviço de Reabilitação individualizado
Estamos presentes nos seguintes locais:
Residência Montepio Breiner – Porto;
Residência Montepio Qta. de Cravel – V. N. de Gaia;
Residência Montepio Qta. da Romeira – Coimbra;
Residência Montepio Parede I & II – Cascais;
Residência Montepio Montijo;
Residência Montepio Parque das Nações;
Residência Montepio Entrecampos – Lisboa;
Residência Montepio Albergaria-a-Velha.
Em todas os centros residenciais as equipas de recursos humanos proporcionam os seguintes serviços:
» Médicos;
» Enfermeiros;
» Fisioterapeutas;
» Assistente Social;
» Auxiliar de Ação Médica;
» Terapeuta Ocupacional e Psicólogo;
» Animação Sócio – Cultural (ateliers de criatividade e programas orientados para o desenvolvimento físico e expressão corporal;
» Avaliação de Geriatria Integral;
» Sistema de Assistência e Alarme;
» Atenção e Ajuda Pessoal;
» Alojamento e Pensão Completa;
» Variedade de Ementas (dietas especializadas e orientadas para uma alimentação sã, equilibrada e variada;
» Camas Elétricas;
» Serviço de Limpeza, lavandaria e engomadoria.
Para efetuar uma marcação de visita a uma Residência Assistida Montepio, clique aqui.
O período mínimo faturável é de um mês.
Cartão VITALidade+
Toda e qualquer pessoa, independentemente de ser ou não Cliente Montepio poderá aderir ao Cartão de Saúde da Residências Montepio.
O cartão pode ser subscrito pelo próprio utilizador do serviço ou por uma segunda pessoa que se responsabilize pelo seu pagamento. A sua subscrição poderá ser efetuada diretamente connosco ou num Balcão Montepio.
O cartão é enviado posteriormente para a morada de correspondência que se encontra no contrato de subscrição do cartão.
O cartão tem uma validade de um ano, independentemente da modalidade de pagamento escolhida: mensal, trimestral ou anual.
Todos os cartões têm validade de um ano, com a exceção do falecimento do beneficiário (mediante envio da certidão de óbito) em que o contrato poderá ser anulado. O pedido de anulação deverá ser efetuado por escrito e um mês antes a contar da data da renovação do contrato e enviado por email para apoiocliente@residenciasmontepio.pt ou para a Residências Montepio – Sede, sita na Rua Julieta Ferrão, nº 10 – 5º Andar, 1600-131 Lisboa.
Não. Em caso de perda, roubo ou extravio o subscritor ou beneficiário do cartão deverá contar a Linha de Apoio ao Cliente através do 211 452 080 nos dias uteis das 9h às 18h e pedir a emissão de um novo.
Sim, 30% de desconto.
Toda e qualquer pessoa, independentemente de ser ou não Cliente Montepio poderá usufruir dos Serviços/Produtos da Residências Montepio, no entanto, existem benefícios caso seja Cliente ou Associado Montepio.
Depende dos Serviços em causa. Para mais informações contacte a Linha de Apoio ao Cliente, através do 211 452 080 nos dias uteis das 9h às 18h.
Ao aderir a um dos Cartões de Saúde da Residências Montepio o/a beneficiário/a entra automaticamente para uma lista de espera prioritária, no entanto, não tem entrada garantida. A entrada numa Residência Montepio está sempre limitada ao número de vagas existentes.
O Cartão VITALidade+ dá essa possibilidade. Para tal, terá que marcar o número disponível no verso do seu cartão. Serviço disponível 24h por dia, na morada do beneficiário do cartão.
O pagamento é feito por Debito Directo, por uma ou mais vezes, de acordo com a modalidade de pagamento escolhida no dia da adesão.
O Cartão Viltalidade + tem um custo anual de €220, trimestral de €60 e mensal de €22.
Teleassistência
Toda e qualquer pessoa, independentemente de ser ou não cliente Montepio poderá aderir à Teleassistência da Residências Montepio.
Poderá aderir à Teleassistência preenchendo o formulário, contactando a Linha de Apoio ao Cliente, através do 211 452 080 (Preço de chamada para a rede fixa nacional) nos dias úteis das 9h às 18h ou em um Balcão Montepio.
O pagamento de início de contrato ou compra do equipamento é feito por transferência bancária para a Conta indicada no Contrato de Adesão ao Serviço de Teleassistência.
As mensalidades são feitas por Débito Direto na Conta de Depósitos à Ordem indicada na Autorização de Débito Direto, anexa ao Contrato de Adesão ao Serviço de Teleassistência.
Após preenchimento, entrega de todos os documentos e o pagamento do Inicio de contrato ou compra, o equipamento é enviado no dia a seguir.
A instalação é muito simples e é efetuada pelo cliente.
Junto com o equipamento tem o guia de instalação e de utilização
A chamada efetuada através do equipamento é atendida por uma equipa de call center especializada e preparada para o efeito. Sempre que é atendida é feito uma triagem e de seguida são enviados os meios de emergência necessários para o efeito. Os cuidadores da ficha de dados são sempre informados e a chamada de SOS é desligada pelo call center.
Sim, após uma queda e se o utilizador se permanecer intacto o dispositivo despoleta uma chamada automática para o call center. A chamada é atendida por uma equipa preparada e especializada para o efeito. Após triagem são acionados os meios de emergência necessários e os cuidadores da ficha de dados são informados.
Sim. O serviço de Teleassistência funciona dentro e fora de casa.
O sistema de GPS está sempre ligado, sendo uma forma de ajudar o call center a localizar o utilizador ou a pessoa autorizada aceder à plataforma de teleassistência do serviço contratualizado.
Não pode tomar banho de imersão. Mas, pode tomar duche evitando o contacto prolongado da água com o botão.
Não, todas as pessoas podem aderir ao serviço de teleassistência.
Programa de Benefícios VITALidade+
- Assistência médica ao domicílio 24 horas por dia, 365 dias por ano (sem copagamento)
- Transporte de urgência ao hospital (sem copagamento, quando terminado pelo médico durante a consulta)
- Aconselhamento médico por telefone, 24h/365 dias
- Serviços de enfermagem ao domicílio (colheita de espécimes para análise, entubações naso-gástricas, algaliações e suturas – não disponíveis para tratamento de doenças crónicas – injetáveis, pensos, simples e pós-operatórios, avaliação de sinais vitais, tratamento de úlceras de pressão e varicosas)
- Serviços de fisioterapia ao domicílio com prescrição médica
- Consulta anual de avaliação médico-geriátrica prestada em qualquer da Residências Montepio
- 3 dias por semestre na Residências Montepio, acumulável até à primeira utilização (refeições não incluídas)