O que precisa de saber sobre a depressão sazonal
A depressão sazonal, ou Transtorno Afetivo Sazonal, acontece com a mudança de estação, principalmente no outono e inverno, quando os dias frios, cinzentos e chuvosos começam a ser mais habituais. Contudo, e muito raramente, pode aparecer na primavera ou verão.
Este estado costuma terminar quando regressam os dias mais solarengos, mas não significa que não seja um problema complexo e não mereça atenção. Isto porque, de acordo com Michelle Riba, professora de psiquiatria e diretora do Centro de Depressão da Universidade do Michigan, nos EUA, a depressão sazonal, além de ser um componente de depressão, pode indicar também bipolaridade ou outros problemas de saúde mental. “Para pessoas que todos os anos têm um padrão regular de tristeza, ansiedade e humores cíclicos, a primeira coisa que precisam de fazer é consultar alguém para fazer um diagnóstico,” disse ao Huffington Post.
Na verdade, os sintomas de depressão sazonal são muito semelhantes aos que se observam em pessoas com depressões major ou crónicas, embora menos agudizados, e incluem a mudança no apetite e dores de cabeça, mas também sentimentos crescentes de agitação e ansiedade.
Contudo, “algumas características têm sido mais associadas a este tipo de depressão, como a falta de energia, o aumento do sono – a chamada hipersónia – maior apetite e aumento de peso”, explica à VISÃO Diogo Telles Correia, médico psiquiatra, psicoterapeuta e professor na Faculdade de Medicina de Lisboa. Pelo contrário, diz, “os tipos clássicos de depressão são associados frequentemente a insónia e falta de apetite”.
Norman Rosenthal, psiquiatra e líder da equipa que investigou e descreveu o Transtorno Afetivo Sazonal pela primeira vez, diz que a alteração do clima faz toda a diferença no estado de espírito das pessoas. “Quando temos um verão quente, ensolarado e seco e um inverno nublado e escuro, é quando a sazonalidade do problema se torna mais aparente”, explica ao The Guardian.
O especialista, que é também autor do livro Winter Blues, Everything You Need To Know To Beat Seasonal Affective Disorder (em tradução livre, Tristeza de Inverno, tudo o que precisa de saber para combater o Transtorno Afetivo Sazonal), sofre, ele próprio, de depressão sazonal. Foi pioneiro nos tratamentos com Terapia da Luz, que consiste na exposição dos pacientes a luz artificial semelhante à luz solar, com a utilização de aparelhos específicos.