Avós com Amor chegam ao Banco do Bebé – 2018

Avós com Amor chegam ao Banco do Bebé – 2018

A Residência Montepio do Parque das Nações teve a iniciativa de criar um projeto no âmbito do envelhecimento ativo, dando início a um grupo de voluntariado “Avós com Amor”.
Reunimos os residentes interessados, uma vez por semana, durante uma hora e meia, onde criam peças de roupa para bebés, em tricô, costura, etc, com o objetivo de entregar no Banco do Bebé na Maternidade Alfredo da Costa, contribuindo para os enxovais dos recém-nascidos mais desfavorecidos.
A ideia surgiu após o falecimento de uma Residente, que vinha a colaborar em regime de voluntariado para uma instituição do norte, doando peças de roupa realizadas pela própria. As colegas da residência aceitaram o desafio de continuar o seu trabalho, homenageando-a desta forma.
O projeto segue a perspetiva do modelo do envelhecimento bem-sucedido, que procura uma dinâmica entre a minimização das perdas e a maximização dos ganhos, atribuindo aos residentes um papel ativo no seu próprio envelhecimento.
Sabendo que o envolvimento social é uma das dimensões com evidências empíricas para a qualidade de vida das pessoas idosas, ao sugerir o trabalho voluntário, estaremos a aumentar o bem-estar quer dos voluntários, quer das pessoas que usufruem dos seus serviços. Em termos sociais, verifica-se ainda que as intervenções em grupo que visam grupos específicos, previnem o isolamento social e melhorando o bem-estar psicológico, especialmente em idosos institucionalizados.
O Projeto é supervisionado pela Psicóloga da residência, encontrando-se envolvida a animadora sócio-cultural e auxiliares de ação direta.
Efetuamos a primeira entrega de doações dia 18 de Dezembro no Banco do Bebé, onde fomos recebidos com muita alegria e admiração (fotos em anexo).*
A Residência Montepio do Parque das Nações deseja assim que os bebés passem um Natal com mais conforto e com o amor das nossas Avós.